terça-feira, 4 de março de 2014

Relato da Bruna Rovere - Desapego da chupeta


 O Pedro começou a usar chupeta desde a maternidade. Na verdade começaram a fazê-lo usar, porque ele sugava um pouquinho e logo cuspia. Eu nem cheguei a parar pra pensar entre oferecer ou não a chupeta, simplesmente a associação bebê + chupeta parecia óbvia, afinal todos as crianças que eu conhecia tinham esse hábito e os familiares me diziam que era um item indispensável pra nossa sobrevivência.


Aos dois meses mais ou menos foi quando ele começou a gostar realmente de usar a chupeta, e aos três ele já estava bem dependente, queria usar o tempo inteiro. Enquanto isso eu já tinha tido umas 6 ou 7 mastites. Elas vinham uma atrás da outra, era só terminar de tomar o antibiótico pra começarem os sintomas.

Eu já havia lido algumas opiniões controversas sobre a chupeta e já estava me questionando se precisávamos mesmo do acessório e pensando que deveria era nunca ter oferecido ao meu pequeno. Foi quando tentando descobrir as causas das mastites consultei com a Carol, e ela confirmou minhas suspeitas de que a chupeta era a grande vilã nessa história toda. Aí com o apoio dela tomei a decisão de tirar a chupeta do Pedro.

Combinamos que eu iria reduzindo o uso aos pouquinhos. Nos primeiros dois dias eu ofereci menos vezes e depois no terceiro não ofereci durante o dia, somente a noite. Esses dias foram de muito colo, muito peito e mais choros do que antes. Até que eu resolvi tentar tirar de vez, pra ver no que dava (meu maior medo eram as madrugadas). E dessa forma foi mais tranquilo do que eu imaginava, durante o dia ele reclamava cada vez menos e a noite parece que nem fez falta!

Não posso dizer que foi fácil, afinal foram sete dias mais ou menos onde foi colo quase que o tempo inteiro. Além disso as viagens de carro eram os maiores problemas, pois ele chorava o tempo inteiro. Mas isso tudo passou e agora digo que é bem possível e que valeu muito a pena.

Não tive mais nenhuma mastite desde então. Além disso perdi o medo de ouví-lo chorar. Parece que as pessoas que apoiam e incentivam o uso da chupeta o fazem pois querem uma solução rápida e eficiente para o choro dos bebês, sem entender o porque disso. Parece que ouvir um bebê chorar é a coisa mais terrível do mundo. Mas eu descobri que não, que é a comunicação dele e que preciso entendê-lo cada vez que isso acontece. Descobri também muitas outras formas de açalmá-lo e de oferecer segurança e aconchego.

Além disso tudo, melhorou muito a amamentação. Ele ficava inquieto, largando o seio muitas vezes durante a mamada, algumas vezes chorava mamando e eu não entendia o porquê. Agora ele mama mais tranquilo, por mais tempo e mais vezes no dia. Tenho certeza que além de cuidar da minha saúde estou cuidando da dele também. E vou tentar esclarecer pra todas as pessoas que conheço que esse não é um acessório inofensivo como pensamos, e tentar livrar mais bebezinhos de ter que utilizá-la!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário